sábado, 19 de maio de 2012

Sapais e Salinas

Exemplo de salina industrial

O Algarve é conhecido pela sua riqueza em salinas e sapais, onde várias pessoas desenvolvem a sua atividade, em harmonia com a fauna e flora existentes.

Nestas podem-se extrair:

  • o sal tal e qual, que resulta de processos de recolha, recorrendo à maquinaria.
  • o sal tradicional, resultante de processos de recolha manuais.
  • a flor de sal, resultante também, de processos de recolha manuais.
A produção de sal tradicional e flor de sal revelou-se muito importante na economia local, pois esta possibilitou o reativar das salinas tradicionais que foram abandonadas durante anos devido ao facto de o valor do sal ter perdido valor acentuado durante anos e inviabilizando a sua produção.
Estes 2 sais recorrem agora aos antigos processos de recolha e assim mantêm todos os constituintes da água do mar em abundantes quantidades e um sabor mais forte que os restantes sais. Também de referir que pelos factos referidos estão em constante harmonia com o ambiente, livres de poluentes e beneficiando a saúde ser humano.
A flor de sal é um produto gourmet de alto valor comercial e gastronómico devido ao facto de lhe ser associado um sabor caracteristico que satisfaz os mais refinados paladares e sendo por isso sugerida por inúmeros Chefes de cozinha de todo o mundo.







1 comentário: